terça-feira, 15 de setembro de 2009

O Nosso Programa

1. DEMOCRACIA PARTICIPATIVA

- Implementação do Orçamento Participativo e das políticas da Agenda 21 local.
- Criação da figura de Provedor do Munícipe como figura imparcial, sobretudo no encaminhamento e resolução de problemas dos cidadãos.
- Constituição de um Observatório do Desempenho da Avaliação Autárquica, composto por cidadãos de diferentes estratos económico-sociais.

2. IGUALDADE DE OPORTUNIDADES

A candidatura do Bloco nestas eleições autárquicas revela uma forte aposta na participação das mulheres, de forma a garantir uma igualdade de oportunidades, defendendo sempre uma cultura de paridade.

3. EMPREGO / DESEMPREGO

- Criação de um Gabinete Autárquico de Combate à Crise que de forma rápida e eficaz atenda aos problemas económico-sociais decorrentes do desemprego, da pobreza e da exclusão social.
- Estimular e desenvolver projectos de emprego social.

3.1 Agricultura e Pescas

- Incentivar a prática de agricultura biológica, das hortas familiares e a manufacturação de produtos da região.
- Desenvolver parcerias com a Cooperativa Agrícola de Esposende.
- Construção urgente da barra do Rio Cávado, de forma a criar condições de segurança para os pescadores.
- Criação de apoios e incentivos que permitam à população jovem apostar na pesca como modo de vida.
- Divulgação dos recursos piscícolas, através da realização de feiras e certames que apostem na publicitação das espécies locais.

3.2 Ambiente e qualidade de vida

- Criação de Planos de Ordenamento da Orla Costeira que defendam a preservação das dunas, praias, espécies vegetais e animais, bem como de toda a paisagem costeira natural.
- Criação de um Corredor Verde com ciclovia e percurso pedestre a construir nas margens do Rio Cávado que faça ligação Barcelos/Esposende.
- Urgente despoluição do Rio Cávado e revitalização das suas margens.
- Promoção de acções de sensibilização para o equilíbrio ambiental como forma de preservação das praias, recurso natural fundamental para a sustentação do concelho.

3.3 Turismo

Aposta forte no turismo como modelo de desenvolvimento económico, de forma a criar alternativas de emprego e a potencializar os recursos naturais de Esposende.

4. EDUCAÇÃO/DESPORTO

- Remodelação das escolas mais carentes em termos de infra-estruturas, de forma a ampliar a capacidade de resposta às exigências de cada caso.
- Criação de uma rede de apoio psicológico e social que consiga abranger as dificuldades da população escolar local.
- Criação de infraestruturas físicas e a formação técnica adequada para o ensino especial.

O concelho de Esposende possui as características ideiais para a prática de todo o tipo de desportos naúticos, potenciando os atractivos naturais, por isso é preciso apostar neste tipo de actividades. Defendemos:
- Apoio financeiro aos clubes de forma a dotá-los de meios que possiblitem uma aposta forte na formação desportiva em diferentes áreas e modalidades.
- Optimização da utilidade pública dos recintos desportivos existentes.
- Criação de infraestruturas de apoio à prática desportiva, com especial incidência nas áreas dos desportos náuticos e fluviais.
- Promoção e organização de eventos desportivos nacionais e internacionais, que coloquem o concelho no mapa do turismo desportivo.

5. URBANISMO E PLANEAMENTO

- Aposta num efectivo ordenamento e planeamento do território que evite aberrações arquitectónicas e construções em locais que deveriam ser preservados por questões ambientais.
- Redefinição da área de construção de forma a preservar toda a orla costeira.
- Extensão da zona ribeirinha, criando efectivos espaços de lazer, zonas desportivas e infra-estruturas que permitam potenciar exponencialmente o turismo.

6. SAÚDE

- Remodelação dos espaços hospitalares existentes, bem como Centros de Saúde e respectivas extensões, dotando-os de todos os meios e capacidades de resposta.
- Necessidade de estudo e criação de rede de apoio relativamente à toxicodependência no concelho.
- Criação de “equipas de rua”, apostando principalmente no voluntariado, que sensibilizem os toxicodependentes para o tratamento.
- Estudo do alcoolismo no concelho e criação de unidades de apoio que apostem na sensibilização, prevenção e tratamento.
- Criação de unidades de cuidados continuados de saúde, principalmente para idosos e doentes acamados.

Sem comentários:

Enviar um comentário